
Projeto Anariá: saúde e valorização da mulher
Com a missão de levar atendimentos ginecológicos de qualidade a mulheres brasileiras entre 30 e 65 anos, com especial foco na prevenção do câncer de colo de útero e educá-las, por meio de palestras preventivas, sobre a doença, nasceu o Projeto Anariá. O nome rende homenagem a Anariá Recchia, jovem brasileira que faleceu em 2016 em um atropelamento crimoso em São Paulo. Anariá inspirou e segue inspirando a equipe do SAS Brasil.
O Projeto Anariá faz atendimentos em cidades brasileiras com pouco acesso a médicos ginecologistas e alta incidência de diagnósticos tardios de câncer de colo de útero. Em consultórios itinerantes, o projeto leva atendimento ginecológico completo, exames de triagem do Vírus do Papiloma Humano (HPV) de alta tecnologia (teste Cobas®) e cirurgias curativas de lesões precursoras da doença em mulheres nessa faixa etária. Com o resultado negativo no teste Cobas®, a mulher tem um prazo de cinco anos sem a necessidade de repetição.
Ao longo de 2016, foram feitos mais de 750 atendimentos, entre triagens e procedimentos que vão de coletas de exames a cirurgias curativas para o câncer do colo de útero. Nas duas cidades atendidas durante a expedição Nordeste 2017 do SAS Brasil, Aparecida (PB) e Milagres (CE), 218 testes Cobas® foram feitos. Além dos exames, foram realizadas palestras sobre saúde feminina para quase 100 mulheres das duas cidades.
As palestras que realizamos dentro do âmbito do Projeto Anariá têm cunho educativo e preventivo, com temas que envolvem a saúde da mulher, como higiene íntima, prevenção de infecções do trato genital e das vias urinárias, de câncer de mama e de colo de útero, entre outros. Além disso, mapeamos as mulheres por meio de questionário de avaliação de risco para 12 doenças. Fazemos também orientação jurídica sobre violência doméstica contra a mulher.
No Projeto Anariá, o SAS Brasil tem a parceria da Roche (kits Cobas®), do Hospital de Câncer de Barretos (leitura dos exames de HPV e biópsias), do AmigoH (projeto do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo que leva atendimento oncológico e hematológico de alto padrão a regiões afastadas de grandes centros urbanos) e da Clínica Pinotti (cartilhas de saúde da mulher e questionários de avaliação de risco para doenças).
